A Epístola aos Hebreus Destrói a Doutrina Base do Adventismo

 


A Epístola aos Hebreus Destrói

a Doutrina Base do Adventismo


A interpretação adventista de que Jesus adentrou à presença de Deus apenas em 1844 é falsa



A doutrina base do adventismo é a do acesso de Jesus ao santuário celestial apenas em 1844, ensino no qual todas as suas heresias, falsas profecias e errôneas interpretações se fundamentam[i]. Algumas das declarações dos adventistas sobre a importância dessa doutrina, apresentada como “alicerce e integridade da fé adventista”:

 

“A compreensão correta do ministério do santuário celestial constitui o alicerce de nossa fé”. Evangelismo, pág. 221.

 

Cerca do mesmo tempo um de nossos pastores, a quem identificaremos como o "Pastor G", abraçou a ideia de que quando Cristo voltou para o Céu após Seu ministério na Terra, entrou à presença de Deus, e que onde Deus está, deve estar o lugar santíssimo, de modo que em 22 de outubro de 1844, não houve a entrada no lugar santíssimo do santuário celestial, como cremos e ensinamos. Esses dois conceitos, ambos os quais feriam a doutrina do santuário como a mantemos, levaram Ellen White a se referir várias vezes à solidez e integridade deste ponto de nossa fé. Em 1904 ela escreveu: “Eles [os filhos de Deus], quer por palavras quer por atos, não levarão ninguém a duvidar em relação à distinta personalidade de Deus, ou em relação ao santuário e seu ministério. Todos precisamos conservar em mente o assunto do santuário. Deus nos livre de que o estardalhaço de palavras vindas de lábios humanos debilitem a crença de nosso povo na verdade de que existe um santuário no Céu, e que um santuário segundo este modelo foi uma vez construído na Terra. Deus deseja que Seu povo se familiarize com este modelo, tendo sempre em sua mente o santuário celestial, onde Deus é tudo em todos. Devemos ter nossa mente ancorada pela oração e o estudo da Palavra de Deus, para que possamos agarrar essas verdades”. Carta 233, 1904.– trecho publicado em ‘Cristo em Seu Santuário’, páginas 14 e 15

 

A Epístola aos Hebreus, assim como várias outras passagens neotestamentárias, destroem a herética doutrina de que o acesso de Jesus à presença de Deus ocorreu apenas em 1844.

 

1. Para Os Adventistas Cristo Adentrou à Presença de DEUS Somente em 1844

 

Algumas poucas declarações, que aparecem como supostas revelações, da Sra. White[ii]:

 

a. A Doutrina do Santuário é o Fundamento do Adventismo

 

“O assunto do santuário foi a chave que desvendou o mistério do desapontamento de 1844 (i.e,, os adventistas não se arrependeram de suas falsas profecias, apenas se “desapontaram”). Revelou um conjunto completo de verdades, ligadas harmoniosamente entre si e mostrando que a mão de Deus dirigira o grande movimento do advento e apontara novos deveres ao trazer a lume a posição e obra de Seu povo” (O Grande Conflito, p. 423)

 

b. Essa Doutrina declara que a Obra Expiatória de Cristo permanece incompleta e somente em 1844 ele começou a aniquilar o pecado no céu, que os adventistas se referem como “purificar o santuário”

 

"Como no serviço típico havia uma expiação ao fim do ano, semelhantemente, antes que se complete a obra de Cristo para redenção do homem, há também uma expiação para tirar o pecado do santuário. Este é o serviço iniciado quando terminaram os 2.300 dias (i.e., em 1844 segundo os adventistas). Naquela ocasião, conforme fora predito pelo profeta Daniel, nosso Sumo Sacerdote entrou no lugar santíssimo para efetuar a última parte de Sua solene obra - purificar o santuário". - O Grande Conflito, pág. 420 – Capitulo 23

 

c. O Adventismo declara abertamente que Cristo adentrou à presença de Deus somente em 1844

 

"A vinda de Cristo ao lugar santíssimo como nosso Sumo Sacerdote, para a purificação do santuário, ... foi feita no verão de 1844". - O Grande Conflito, pág. 426 – Capitulo 24

 

 

2. A Epístola aos Hebreus Afirma que Cristo:

 

a. Adentrou à presença de Deus após sua ascensão, Que Ele é Sumo Sacerdote e Ministro do Santuário,  Que Sua Redenção é Eterna (completa) e que por essa Expiação, o Sacrifício de Si Mesmo, Ele aniquilou o pecado

 

 

Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. – Hebreus 8:1-2

 

 

Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. – Hebreus 9:11-12

 

 

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. - Hebreus 9:24-26

 

 

b. Está assentado à Destra de Deus, indicando que Sua Expiação foi plena, completa, aceita e definitiva

 

Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. - Hebreus 10:12-13

 

 

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. - Hebreus 12:2

 

 

3. Outras passagens bíblicas sobe esta verdade que os adventistas negam

 

 

De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. – Atos 2:33-35

 

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. - Colossenses 3:1

 

O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências. – I Pedro 3:22

 

 

4. O diácono Estevão antes de ser morto, viu o Senhor Jesus Cristo em pé, à destra de DEUS

 

Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. - Atos 7:55-56

 

O Senhor Jesus Cristo ficou de pé, para receber a alma de Seu servo[iii].

 

 

Conclusão

 

Os adventistas do sétimo dia se fundamentam em falsas visões[iv] e interpretações incorretas das Sagradas Escrituras[v] e eles precisam decidir se irão crer na Bíblia ou nas supostas revelações da Sra. White. Por certo, ao invés de um “grande dia de desapontamento”, por suas heresias eles verdadeiramente carecem de um “grande dia de arrependimento”. Louvo a Senhor Deus que abriu os meus olhos, também de minha esposa, para o verdadeiro evangelho da salvação pela graça por meio de Cristo Jesus. Por amor aos adventistas, devemos sempre orar pela conversão e salvação de almas que se encontram enganadas na seita.

 

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. – 2 Coríntios 4:2-5

 

 

 

 

 

 

Pr Miguel Maciel. Resumo em dezembro de 2023. Revisão 00. Todas as citações bíblicas são da versão Almeida Corrigida e Fiel ao Texto Original, publicada pela SBTB. Ênfases acrescentadas pelo autor.



[i] Algumas dessas heresias e falsos ensinos podemos destacar: a obrigatoriedade da guarda do sábado judaico, o sono da alma, a inexistência de um inferno literal, satanás como co-redentor, Jesus sendo apenas o arcanjo Miguel, a porta da graça fechada para os não adventistas, a impossibilidade da salvação para os judeus, sua teologia substitutiva sobre Israel, seu amilenismo e a doutrina do aniquilacionsmo.

[ii] Ver W. Rea (1982), The White Lie, onde o autor expõe com detalhes todos os plágios editoriais atribuídos à Sra. White.

[iii] Este e vários outros versículos fazem cair por terra a falsa doutrina adventista do sono da alma.


Nenhum comentário:

Bem vindos!