O Que o Câncer Não Pode Fazer, Parte 2

 

O Que o Câncer Não Pode Fazer


 

2. O câncer não pode prejudicar seu amor.


Este é uma agradável recordação e lembrança enquanto você sofre com câncer.

 

Primeiro, o câncer não pode prejudicar o amor que você tem pelo SENHOR.

 

Este é um amor que viverá em seu coração enquanto você anda perto do SENHOR.

 

O salmista disse no Salmo 18:1-2:

 

«Para o músico-mor: salmo do servo do SENHOR, Davi, o qual falou as palavras deste cântico ao SENHOR, no dia em que o SENHOR o livrou de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. E disse:» “Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

 

O câncer não pode prejudicar seu relacionamento amoroso e comunhão que você tem com o SENHOR. A proximidade e o carinho de Deus ao seu próprio coração não se perdem enquanto você passa pelas águas profundas em sua provação com o câncer. Na verdade, o câncer deve aprofundar seu relacionamento amoroso com o SENHOR. Uma nova consciência de Sua presença divina deve inundar sua alma e você deve se aproximar mais do SENHOR. O câncer não pode tirar o amor que você desenvolveu e teve com o SENHOR ao longo dos anos. O câncer só pode fortalecer esse relacionamento e levá-lo a um relacionamento mais próximo com o precioso SENHOR.

 

Tiago 4:8 [parte a] nos pede:

 

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. ...”

 

As provações devem levá-lo a examinar seu relacionamento com Deus e, finalmente, aproximá-lo do SENHOR. O câncer que você tem agora deve ser usado como um trampolim para aprofundar sua caminhada e relacionamento com o SENHOR. Essa experiência deve trazer uma nova consciência da presença de Deus em sua vida e revelar Seu desejo sincero de ter comunhão com você diariamente e em um nível mais profundo.

 

“Tu és minha porção eterna,

Mais do que amigo ou vida para mim,

Ao longo de minha jornada de peregrinação,

Salvador, deixe-me andar contigo.

Perto de Ti, perto de Ti,

Perto de Ti, perto de Ti;

Ao longo de minha jornada de peregrinação,

Salvador, deixe-me andar contigo.”

 


Hino original em inglês “Close to Thee (Thou My Everlasting Portion)”:




Hino em sua versão em Português “Junto a Ti” (286, CC):


 

O câncer não pode destruir seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Esta é uma verdade reconfortante a se reconhecer e experimentar. Paulo disse: “Para mim, o viver é Cristo” (Filipenses 1:21). Ele não disse: “Para mim, o viver é câncer”. O câncer não pode sublimar seu relacionamento de amor com Jesus Cristo. Sua vida deve girar continuamente em torno de seu relacionamento pessoal de amor com Jesus Cristo. Você pode ter comunhão com o SENHOR de uma forma profunda e maravilhosa ao enfrentar o câncer.

 

O martirizado Jim Elliot expressou comunhão com Deus desta forma:


“Ficar nas sombras de uma árvore amigável com o vento balançando a aba do seu casaco e os céus saudando seu coração, contemplar e glorificar e se entregar novamente a Deus, o que mais um homem poderia pedir? Oh, a plenitude, o prazer, a pura excitação de conhecer Deus na terra. Não me importo se nunca mais levantar minha voz para Ele, se apenas eu puder amá-Lo, agradá-Lo. Talvez, em misericórdia, Ele me dê uma hoste de crianças que eu possa guiar através dos vastos campos de estrelas para explorar Suas iguarias cujas pontas dos dedos as colocam em chamas. Mas se não, se apenas eu puder vê-Lo, sentir o odor agradável de Suas vestes e sorrir olhando nos olhos do meu Amado, ah, então, nem estrelas, nem crianças, importarão — apenas Ele mesmo.”



Salmo 42:1:

 

«Masquil para o músico-mor, entre os filhos de Coré» “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!”

 

 

“Onde quer que eu vá - somente Tu!

Onde quer que eu esteja - somente Tu!

Só Tu; novamente Tu!

Sempre Tu! Tu, Tu!

Tu! Quando as coisas estão boas, Tu!

Quando as coisas estão ruins - Tu!

Tu, Tu, Tu!”

 

Segundo, o câncer não pode prejudicar o amor que você tem por outras pessoas.



Seu precioso amor pela família e pelo povo de Deus não pode ser retirado de sua vida. O câncer não pode matar amizades amorosas ou memórias e recordações que você tem com outras pessoas.

 

Provérbios 17:17 nos lembra que “Em todo tempo ama o amigo…” Isso é verdade mesmo em tempos de câncer. Amizades verdadeiras não podem ser dissolvidas enquanto você passa pelo câncer nesta vida presente. Deus lhe deu familiares próximos e amigos cristãos para encorajar seu coração e orar por você durante sua luta contra o câncer. Isso pode se tornar uma tremenda elevação para seu coração em tempos de desespero e necessidade. Amigos fiéis são um dos maiores bens da vida.

 

Um amigo é:

“Um empurrão quando você parou

Uma palavra quando você está sozinho

Um guia quando você está procurando

Um sorriso quando você está triste

Uma música quando você está feliz.”

 

Terceiro, o câncer não pode roubar seu amor pelas almas perdidas que precisam da mensagem salvadora de Jesus Cristo.




Na verdade, eu vi quantos cristãos com câncer receberam oportunidades do SENHOR para compartilhar sua fé em Jesus Cristo. A aflição traz novas oportunidades para compartilhar Cristo com outros, como enfermeiros, médicos e aqueles que sofrem com a mesma doença.

 

Em 2 Coríntios 2:12, Paulo disse que quando ele veio a Trôade para pregar o evangelho: “... abrindo-se-me uma porta no SENHOR,” O câncer traz muitas portas abertas de testemunho onde podemos efetivamente compartilhar Cristo com os perdidos. Podemos alcançar pessoas que não podíamos alcançar antes.

 

“SENHOR, ensina-me a amar e viver

Para que eu possa alegrar cada coração,

E ao meu semelhante em necessidade

Alguma bênção rica transmitir.”

 

Enquanto for um paciente oncológico, você deve ver o câncer como uma porta aberta para alcançar outros para Cristo. Isso lhe dará uma nova perspectiva em seu tempo de sofrimento. Você possui a bênção do Evangelho que pode compartilhar com os outros.

 

Will Houghton escreveu:

 

“Leve-me a alguma alma hoje,

Ó, ensine-me, SENHOR, o que dizer;

Meus amigos estão perdidos no pecado,

E não conseguem encontrar seu caminho.

 

Poucos parecem se importar,

E poucos oram;

Derreta meu coração e preencha minha vida,

Dê-me uma alma hoje.”



Hino original “Lead me To Some Soul Today”:




Quarto, o câncer pode permitir que você tenha um ministério amoroso e compassivo com outros crentes em Cristo que estão passando pelo mesmo tipo de provação que você está enfrentando.



Como um companheiro cristão, você pode confortá-los escrevendo uma carta, falando com eles por telefone ou talvez encontrando-os pessoalmente.

 

2 Coríntios 1:4 nos lembra do propósito do conforto de Deus:

 

“Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus..”

 

As palavras de Joseph Parker podem ser aplicadas à sua vida ao buscar consolar outros que têm a mesma doença que você: “Pregue aos que sofrem, e nunca lhe faltará uma congregação. Há um coração partido em cada banco.”

 

“Lá fora, nas estradas e atalhos da vida,

Muitos estão cansados ​​e tristes;

Leve o sol onde a escuridão é abundante,

Alegrando os tristes.

Faça de mim uma bênção, faça de mim uma bênção,

Que Jesus brilhe da minha vida;

Faça de mim uma bênção, ó Salvador, eu oro,

Faça de mim uma bênção para alguém hoje.”

 



Hino original “Make me a Blessing”: 

 






Nota do Tradutor: Se você souber da versão em Português dos hinos apresentados nestes capítulos apenas em inglês, por favor me envie o link para que eu possa adicionar a este capítulo, pelo que agradecerei grandemente. Deus abençoe.

 



Tradução e adaptação março 2025. Revisão 00. Todas as versões bíblicas traduzidas da KJB1611 são da ACF, publicada pela SBTB.


 


 


 





Nenhum comentário:

Bem vindos!