The Chosen (Os Escolhidos) - 10 preocupações críticas

 


The Chosen (Os Escolhidos)

10 preocupações críticas

Publicado em 22 de maio de 2024 pelo Way of Life Literature

 


O texto a seguir (parcial) foi extraído de “The Chosen Series – 10 Critical Concerns”:

 

A série, incrivelmente popular, The Chosen (Os Escolhidos) está sendo descrita como um “fenômeno global” e um “movimento” crescente que está criando as bases para o “reavivamento” mundial. No entanto, existem algumas preocupações críticas sobre esta série e sobre a direção que está seguindo.

 

A seguir estão dez dessas preocupações:

 

1) The Chosen e Seus Influenciadores Mórmons

 

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14, ACF)

 

A série The Chosen foi iniciada e inspirada através da parceria entre Dallas Jenkins, um cineasta evangélico, e três empresários mórmons, Jeffrey e Neal Harmon e Derral Eves, depois que os três homens assistiram a um filme escrito e dirigido por Jenkins chamado The Shepherd (O Pastor).

A influência mórmon em The Chosen é considerável: o produtor executivo é mórmon, o distribuidor é mórmon, certos episódios foram filmados em um cenário especial mórmon em Utah, e o financiamento colaborativo e a experiência em mídia são fornecidos pelos mórmons. ...

 

2) O Jesus da Bíblia e o “Jesus Mórmon” são o mesmo?

 

“Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.” (2 Coríntios 11:4, ACF)

 

O apóstolo Paulo adverte que muitos apresentariam à igreja um “Jesus” que não é o Jesus da Bíblia, mas é aquele que traz um espírito que não é o Espírito Santo e um evangelho que não é aquele que pode salvar as almas dos homens. A preocupação de Paulo é que alguns membros da igreja abraçassem e “tolerassem” um falso Cristo.

 

O diretor, co-roteirista e publicitário-chefe de The Chosen, Dallas Jenkins, declarou oficialmente que o “Jesus Mórmon” é o mesmo que o Jesus da Bíblia. ...

Abaixo está uma lista de alguns dos “atributos” do “Jesus Mórmon”:

·         Jesus é irmão de Lúcifer;

 

·         Jesus é uma criança espiritual concebida através de meios físicos entre um homem exaltado (Pai Celestial) e a virgem Maria.

 

·         Jesus não é eterno e teve um começo (ou seja, não faz parte de uma Trindade Eterna).

 

·         Jesus nem sempre foi Deus, mas conquistou seu caminho para a divindade, assim como um dia nos tornaremos [i.e., os mórmons se tornarão] deuses. ...

 

 

 

4) “95% do conteúdo não vem da Bíblia” – Dallas Jenkins

 

Dallas Jenkins afirmou a um entrevistador que “95% do conteúdo [de The Chosen] não vem da Bíblia”. Isto significa que “Os Escolhidos” é quase completamente a palavra do homem – não a Palavra de Deus.

 

Os escritores de The Chosen não hesitam em acrescentar as suas próprias ideias e opiniões aos acontecimentos bíblicos reais.

Alguns exemplos:

·         a apostasia de Maria Madalena não está na Bíblia;

 

·         Mateus retratado como autista – não está na Bíblia;

 

·         Jesus ensaiando Seu sermão da montanha – não está na Bíblia (João 12:49-50; João 17:8).

 

·         ...o apóstolo Pedro tendo uma dívida de jogo que o pressionava a pescar algumas horas extras no sábado para pagar o que devia...não está na Bíblia!

 

5) As afinidades espirituais de Jonathan Roumie e sua influência sobre Milhões

 

Jonathan Roumie, o ator que interpreta Jesus em The Chosen, é um católico romanista fervoroso, com forte afinidade com a Nova Era. Ele é um ‘Cavaleiro Templário’ e, em 2020, foi nomeado cavaleiro papal; ele também afirma ter tido “interações pessoais” com um “santo” católico falecido.

Roumie “credita à sua fé católica o fundamento da sua representação de Jesus”. E agora, devido ao seu novo status de celebridade desempenhando o papel de Jesus, Roumie ganhou uma plataforma global significativa através de entrevistas, eventos ao vivo, YouTube, TV, rádio e mídias sociais – uma plataforma que ele está usando para atrair seus fãs e seguidores para suas crenças católicas e suas propensões para a Nova Era.* ... Roumie também se tornou uma voz popular no Hallow, o aplicativo católico número um de meditação contemplativa, oração e sono. ... A lista de leituras recomendadas por Roumie na Amazon inclui ‘O Guia Jesuíta para Quase Tudo’, do padre jesuíta e simpatizante da Nova Era, James Martin. O livro ensina abertamente a doutrina panteísta da Nova Era de que Deus é e está “em” tudo e em todos, como ilustram as seguintes citações desse livro: “Deus pode ser encontrado em tudo. E em todos também”; “Veremos como encontrar Deus em tudo e tudo em Deus”; “...objetivo: encontrar Deus em todas as coisas. . . encontro com Deus. . . Em todas as coisas. E em todas as pessoas.”

 

 

Porque surgirão falsos cristos... – cf. Mateus 24:24 (ACF)

 

Porque se levantarão falsos cristos... – cf. Marcos 13:22 (ACF)

 

 

Fonte: https://www.wayoflife.org/reports/the_chosen_ten_concerns.php

Traduzido e adaptado em maio de 2024. Revisão 01.

Obs.: Já revisado por ter recebido a excelente sugestão de melhoria ao texto: "A melhor tradução para The Chosen é 'Os escolhidos'. A série foca nos discípulos que foram sendo chamados." - I. N., pela qual agradeço.







Fonte: https://www.wayoflife.org/reports/the_chosen_ten_concerns.php

Traduzido e adaptado em maio de 2024. Revisão 00.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Bem vindos!