A Seita Rukmanita ou Ruckmanismo

 


A SEITA RUCKMANITA

...ou, simplesmente...

RUCKMANISMO

 

O “Ruckmanismo” é uma seita? O que é o “Ruckmanismo”?

 

 


O Ruckmanismo é uma seita pseudo-cristã inserida entre os cristãos fundamentalistas e que pode muito bem ser considerada neognóstica, por frequentemente afirmar trazer novas revelações aos seus “membros” mais iluminados e “instruídos”.

 

Os Ruckmanitas seguem de perto, com algumas variações, as crenças de Peter Ruckman, defendendo vários ensinos particulares e interpretações muito pessoais da Bíblia, incluindo novas formas de tradução, desprezando e combatendo com certa ferocidade carnal os que ousam discordar ou criticar suas particularidades. (veja o link para o artigo indicado ao final deste)

 

Quem foi Peter Ruckman?

 

Peter Ruckman foi um ministro divorciado, que cometeu adultério e que foi “casado” três vezes – portanto desautorizado, defensor de ideias racista e que se referia aos negros como “crioulos”.

 

Ele chegou a revelar a única razão pela qual não se juntou à Klu Klux Klan, embora concordasse com tudo o que eles dizem, afirmam e defendem:

 

“A Ku Klux Klan é assim. Vou lhe dizer por que nunca entrei para a Ku Klux Klan. É porque eles são antissemitas. E essa é a única razão pela qual não entrei. [rindo] Quer dizer, concordo com tudo o mais que eles dizem. Mas o problema é que quando .. você começa a se voltar contra os judeus, e eu não vou me voltar contra os judeus”. (Esta absurda afirmação pode ser vista no vídeo Youtube e podem ser encontradas na marca de 22m24s. “Dr. Ruckman, 1993 Perguntas e Respostas”, pelo link https://youtu.be/jUC-1D4DTP8)

 

 

Tradução inspirada superior aos Originais

 

Ruckman e seus seguidores consideram a tradução inglesa da Bíblia King James como inspirada (em vez de somente os manuscritos originais hebraicos e gregos), e sustentam que as adições feitas à KJV, mesmo erros, são “revelações adicionais” ou “revelações avançadas” de correção.

 

Os Ruckmanitas combinam sua visão herética da KJV com a inspiração da Bíblia em vez de ser assumir que se trata tão somente  de uma tradução. Suas ideologias racistas, tomam emprestadas suas visões do “Israelismo Britânico”, do “Movimento de Identidade” e, em alguns casos, até do “Neo-Nazismo” e de grupos de milícias da Ku Klux Klan.

 

 

Fonte de Ruckman

 

Ruckmanitas costumam extrair seus argumentos textuais da desacreditada palestrante de economia doméstica Gail Riplinger (desacreditada pelo Christian Research Institute por ser analfabeta em grego e cuja estranheza é rejeitada por defensores mais acadêmicos da KJV, como a The Trinitarian Bible Society).

 

As influências do chamado “Israelismo Britânico”, também conhecido como Armstrongismo), são encontradas nas seguintes crenças:

 

1.       pureza da língua inglesa nas Escrituras em oposição às línguas hebraica ou grega (impiuras),

 

2.      afirmações antropológicas e teologicamente abjetas de que as nações anglo-célticas são as tribos perdidas do antigo Israel,

 

3.      seguem os ensinamentos doe Herbert W. Armstrong e seu culto da “Igreja Mundial de Deus”.

 

Ruckmanismo neognóstico

 

Como todos os antigos gnósticos, os Ruckmanitas alegam uma revelação especial que somente “os iniciados” (aqueles que com eles concordam) podem compreender; os outros, que com eles não concordam, são vistos como estando em engano e apostasia e devem ser combatidos.

 

Isso é algo muito similar aos seguidores de Orígenes, defensor da antiga heresia gnóstica alexandrina, pois os Ruckmanitas reivindicam uma revelação nunca antes compreendida e especial sobre as escrituras e tentam representar isso por um sistema complicado de comparação de manuscritos, como Orígenes fez com sua hexalpa, exceto que os Ruckmanitas geralmente não conseguem nem ler os textos originais.

 

Esse neognosticismo é evidenciado nas novas “revelações” de tipo “quebra-cabeça truncado textual” do estilo cabalístico usado por Riplinger. Outro exemplo é a própria doutrina de Ruckman de que adições, mesmo erros, na tradução da KJV 1611 e que não são encontrados nos manuscritos originais gregos ou hebraicos são “novas revelações inspiradas que somente os Ruckmanitas possuem”.


O Culto a Ruckman

 

Peter Ruckman não somente divulgou, mas também repetiu e encorajou as declarações feitas por outros sobre si mesmo ou suas opiniões. Ele frequentemente usou seu “Bible Believers’ Bulletin” para divulgar declarações de culto a si mesmo escritas por outros autores.

 

Observe alguns exemplos vergonhosos:

 

“O povo filipino é tão leal. Cada um desses homens leu sua literatura, Dr. Ruckman. Durante todo o tempo em que estive lá, sentávamos sob as estrelas à noite e tínhamos pequenas sessões de ‘pregação’. Seu nome estava em muitas das palestras. Eles aprenderam muito com sua influência. Eles disseram que você é o ‘cachorrão’ e eles são ‘os cachorrinhos’”. ("A Report From the Philippines" Bible Believers’ Bulletin. Fev. 2008, p. 18) V

 

“Você e seus amigos estão tão cheios das críticas aos ‘Ruckmanitas’ que estão tão cegos para a verdade que Deus revelou ao Corpo de Cristo por meio do Dr. Ruckman. ... Rejeite dezenas de verdades bíblicas que Deus revelou ao Dr. Ruckman, com o resultado de que eles ficam trinta anos atrás do Corpo de Cristo e nunca alcançam. Veja, ‘Ruckman’ não é o problema. O Senhor escondeu essas grandes verdades deles porque eles rejeitaram a fonte da qual o Dr. Ruckman as obteve. Ele é culpado apenas de acreditar na fonte: o Livro — a Versão Autorizada de 1611”. (Waddle, Tom. “The Source” Bible Believers’ Bulletin. Maio de 2008, p. 17)

 

“Como você sabe, ...as faculdades e equipes das cinquenta principais faculdades cristãs da América decidiram que ‘o Ruckmanismo é uma seita, um culto a Ruckman’ e ‘Ruckman é um líder de culto que ensina heresia’. Achei que você gostaria de ver o outro lado da moeda... Então entrei em contato com o material do irmão Ruckman. Era absolutamente, totalmente de Deus. Não tenho a mínima dúvida! O trabalho do irmão Ruckman confirmou para mim, factual e historicamente, o que Deus estava tentando me dizer há muito tempo. ... Recebo cartas assim o ano todo”. (“De um típico ‘membro de seita’”, Bible Believers’ Bulletin. Junho de 2006, p. 20)

 

“Agora me considero oficialmente um ‘Ruckmanita’ que acredita em tudo que ouço e leio de você, e quero ser um pequeno maluco em Kentucky que segue o ‘maluco na Flórida’, desde que ele siga a liderança do Espírito Santo de Deus”. (Bible Believers’ Bulletin. Outubro de 1999, p. 10)

 

Reações desequilibradas e extremas

 

Há reações extremas e desequilibradas contra aqueles que discordam das visões e interpretações particulares dos Ruckmanitas, em todas as suas formas e variações.

 

Ruckman ofendeu a seus críticos de algumas das maneiras mais cruéis imagináveis ​​por não se apegarem às suas visões dogmáticas. Se você não acredita em seus absurdos, de que a KJV contém revelações avançadas corrige o grego e o hebraico, é superior aos originais, etc., e ousa alertar os outros sobre ele, Ruckman o rotulará com palavrões:

 

“Eles [outros defensores da KJV que não creem na inspiração da tradução] não são campeões nem defensores da Bíblia King James. Eles são pirralhos mesquinhos, ladrões, sorrateiros, pequenos e egoístas que alcançaram ‘sucesso’ por meio de fraude”. (Bible Believers' Bulletin, outubro de 2004, p. 14)

 

“Fique atento a qualquer idiota fundamentalista, pré-milenista, independente e ganhador de almas que cuspa, cospe, balbucia ou fica vermelho quando você diz ‘Ruckman’. Ele queimaria a Bíblia King James se isso não ‘prejudicasse seu testemunho’.” (Ruckman, Peter. Acts. 1974, 1984, p. 643)

 

“Nós chamamos esses pastores doentes de ‘pacientes’. Eles são doentes mentais. A doença é chamada de anti ‘Ruckmanitas’ ou ‘obsessão por Ruckman’. Mencione esse nome e eles espumarão pela boca (se forem honestos!). …esses faquires impotentes e infrutíferos…”. (Ruckman, Peter. BBB reprint #7 (Strictly Personal). 2004, Pensacola: Bible Baptist Bookstore, pp. 490-491)

 

“O mais recente e fantástico culto que surgiu entre os ‘fundamentalistas’ batistas é a ‘Seita anti-Ruckman-Somente-King James’”. (Ruckman, Peter. Bible Believers’ Bulletin, agosto de 1998, p. 3)

 

Mentalidade de seita

 

Os seguidores de Ruckman frequentemente o defenderam, tanto quando suas doutrinas particulares, de forma sectária!

 

Alguns Ruckmanitas são tão fanáticos que num determinado caso um de seus seguidores chegou a declarar que o “calendário é que estava errado” para não ter que admitir que Ruckman estava enganado ao tentar datar o arrebatamento!

 

Isso é muito semelhante ao que aconteceu na formação de outras seitas e seus defensores sectários atuais, tais como os membros das igreja Adventista do Sétimo Dia (Sra. White), as Testemunhas de Jeová (Charles T. Russel) e os Mórmons (Joseph Smith), por exemplo.  

 

Os esforços que o autor Geneha Kim faz para defender Ruckman em seu livro “Ruckmanism Ruckus” constituem uma visão trágica, mas igualmente fascinante, do comportamento cultista, sectário e cego à pessoa de Ruckman.

 

“A razão pela qual Deus não voltou em 14 de maio de 1989 é porque os calendários de hoje estão errados.” (p. 166).

 

Kim continua defendendo Ruckman da seguinte forma na p. 166:

 

“O Dr. Ruckman não fez nada errado. Ele apenas cronometrou as datas da Bíblia e usou referências das escrituras para suas diretrizes.” (p. 166)

 

Kim se recusa a ver algo errado no que Ruckman fez e traz isso à tona novamente em outro capítulo da seguinte forma:

 

“Mas, como já abordado no Capítulo 10, o Dr. Ruckman não está errado em seu momento do segundo advento.” (p. 291)

 

Observe o uso cultual da palavra todo-inclusiva “sempre” na seguinte declaração:

 

“No entanto, o Dr. Ruckman sempre respeitou as escrituras como sua autoridade final, incluindo sua definição de data para o arrebatamento.” (pág. 167)

 

O pensamento do autor é tão distorcido que ele culpa o calendário por estar errado em vez de admitir que Ruckman estava errado em suas suposições sobre a data do arrebatamento! Que provas a mais seriam necessárias para estabelecer que, no mínimo, o Ruckmanismo é um culto à personalidade?

 

O silêncio dos Ruckmanitas

 

Os Ruckmanitas ficam em silêncio sobre algumas das visões mais controversas e erros grosseiros de Ruckman!

 

Embora “Ruckmanism Ruckus” seja um livro bem extenso, de quase 400 páginas, e seu autor assegurasse aos leitores na p. 311 “Eu cobri o máximo que pude em que os cristãos encontram falhas no Dr. Peter S. Ruckman”, observe todos os ensinamentos Ruckmanitas que não foram mencionados (ou pelo menos não tratados) no livro:

 

·         O casamento é “carne unindo carne” (heresia da ideia de que ‘sexo é casamento’ foi também defendida no Brasil por um evangelista independente não ordenado e desautorizado chamado Félix Racy);

 

·          Crenças em O.V.N.I’s;

 

·         Aborto não é assassinato;

 

·         Crenças em superstições;

 

·         Visão distorcida do amor de Deus;

 

·         Onde estava a Palavra de Deus antes de 1611? (o assunto é levantado no livro, mas a questão não é respondida);

 

·         Bizarras teorias da conspiração.

 

Ruckmanitas frequentemente se desculpam por seu silêncio ao fazerem repetidamente declarações do tipo “não estamos dizendo que Ruckman é perfeito” e ao deixar por isso mesmo seus absurdos doutrinários, sem aceitar alertar sobre seus erros e heresias.

 

Veja, por exemplo, algumas outras coisas surpreendentes e heréticas que Ruckman afirma saber e que ninguém mais consegue encontrar na Bíblia:

 

·         O ensino antibíblico da “circuncisão espiritual”  

 

·          “Não há mulheres no céu”!!!

 

·         Há múltiplos planos de salvação para diferentes eras! (Graça+Obras)

 

·         Somente os judeus, descendentes de Israel, habitarão e viverão na Nova Jerusalém, a cidade Celestial

 

·         Salvação Fé+Obras durante a Tribulação

 

·         Demônios tem tamanhos diferentes que variam de moscas à águias

 

·         Ocorreu mais de um dilúvio         

 

·         Todos os anjos são machos de 33 anos

 

“Nós” contra “eles”

 

Os Ruckmanitas fazem declarações exclusivas do tipo “nós contra eles” que têm uma clara inclinação de seita. Veja alguns exemplos de declarações muito particulares:

 

“Pregadores que não pregam nas ruas não são seguidores de Jesus Cristo ou de Paulo”. (Bible Believers' Bulletin Mar. 2001, p. 1)

 

“Se eles [fundamentalistas] se recusarem a ser ensinados e iluminados por ‘Ruckman’, então eles devem permanecer subvertidos aos apóstatas que os intimidaram;” (Ruckman, Peter. BBB reimpressão vol 6 Worldwide Damnation/Homosexuals. Pensacola, FL: Bible Baptist Bookstore, 2003, p. 572)

 

“‘Anti-Ruckmanismo’ ou ‘heresia’. Você diz: ‘Por quê?’ PORQUE É DOUTRINA SÓLIDA;’ É VERDADE BÍBLICA DA BÍBLIA SAGRADA.” (Bible Believers' Bulletin, fev. 2006, p. 14)

 

“‘Anti-Ruckmanismo’: uma doença contagiosa e terminal que desvia todo ‘fundamentalista’ orgulhoso, hipócrita, cego, pervertidor da Bíblia, conservador e evangélico que for infectado”. (Bible Believers' Bulletin Mar. 2007 p. 14)

 

“‘Anti-Ruckmanismo’ é uma cortina de fumaça colocada para cobrir e proteger os pecados daqueles que não se submetem a nenhuma autoridade superior às suas opiniões e preferências pessoais”. (Ruckman, Peter. The Last Grenade , p. 238)

 

“‘Anti-Ruckmanismo’ é um dispositivo imaginário inventado para proteger a renda do moderno apóstata fundamentalista. …Ruckman é apenas uma ‘ameaça’ à renda de apóstatas educados; eles sabem disso. É por isso que falam e agem como agem ($$)”. (Bible Believers' Bulletin, junho de 1994, p. 19)

 

Ruckmanitas são obcecados por Ruckman

 

Um Ruckmanita se desviará de avaliar qualquer crítica que seja feita a Ruckamn e se recusará a reconhecer seus erros. Se você passar um tempo pesquisando o que os Ruckmanitas estão postando na internet, principalmente no Facebook e no Youtube, você verá alguns dos seguintes exemplos:

 

1. Uma publicação pública no Facebook de um pastor Ruckmanita procurando alguém para ocupar seu púlpito durante sua ausência: “Olá, estou procurando alguém que seja um crente na Bíblia e que apoie o Dr. Ruckman para vir pregar...”

 

2. “Agradeço a Deus pelo Dr. Peter S Ruckman” Título do sermão no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=Zy_DUUfRqcg&t=921s

 

3. Título de uma palestra “Minha jornada para encontrar o Dr. Peter S. Ruckman e a Palavra perfeita de Deus” https://www.youtube.com/watch?v=MlbmuN9CpAQ&t=37s

 

4. Título do sermão “Como honrar o legado do Dr. Ruckman” de acordo com o palestrante, embora tenha recebido o título “Ruckmanismo Reformado” quando postado no Youtube. Na marca de 2 horas e 15 minutos, Bill Grady afirma: “Eu ganhei com a posição de Ruckman. Ele é meu herói. Ele sempre será. E eu amo sua memória, porque ele mudou minha vida inteira.” https://www.youtube.com/watch?v=o-fkxrwvuUY

 

5. “Sou tradutor dos livros do Dr. Peter S. Ruckman há muitos anos. Quando traduzi seus livros, fui preenchido com seu espírito (Ruckmanismo) e seus livros e crenças da KJV são meus manuais para toda a vida”. https://www.dignitymemorial.com/obituaries/pensacola-fl/peter-ruckman-6900884

 

6. Uma homenagem ao melhor professor da Bíblia que este mundo já conheceu, Dr. Peter Sturges Ruckman  https://www.youtube.com/watch?v=6Q2N4o-79Ps

 

Obviamente, o Ruckmanismo na internet não se limita ao Facebook e ao Youtube. O Ruckmanismo é algo desenfreado em muitos sites e fóruns, especialmente entre aqueles que lidam com questões de versões e traduções da Bíblia.  

 

Advertências finais e um apelo sincero

 

1.      Ruckmanitas não aceitam críticas, replicam e espelham muitos dos erros de Ruckman, combatem ferozmente os que não aceitam suas imposições e interpretações pessoais e acrescentam de si mesmo outras peculiaridades divergentes da Bíblia, criando grupos de formato sectário definidos por aquele “que estão conosco” em detrimento daqueles “que não estão conosco”. 

 

2.     Quanto mais Ruckman é exposto, algo extremamente necessário, mais os Ruckmanitas simplesmente se unem em torno uns dos outros e se tornam ainda mais defensivos e protetores de seu líder.

 

3.     O Ruckmanismo gira em torno de uma pessoa, e essa pessoa não é Cristo, como se demonstra no testemunho mencionado acima, “Ruckman mudou minha vida inteira”.

 

4.    A lealdade deles é para com Ruckman, não para com Cristo e sua Palavra. Apontar falsos ensinamentos não os abala. Quanto mais falsos ensinamentos são trazidos à luz, mais vorazmente eles o defendem.  

 

 

5.     Nosso apelo: Não esperamos persuadir Ruckmanitas a abandonar o Ruckmanismo, mas alertar irmãos que desejam serem achados fiéis a que estejam atentos e alertas espiritualmente para os perigos do Ruckmanismo.

 

 

Tudo isso ocorre porque Ruckmanismo é, de muitas maneiras e de forma muito direta, um culto à personalidade que se espalha entre seus próprios seguidores e admiradores, se repetindo entre eles no mesmo triste formato.

 

 


Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. – I João 4:1 (ACF)

 

 

Ao homem herege, depois de uma e outra admoestaçao, evita-o,  - Tito 3:10 (ACF)

 

 

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. – II Timóteo 4:3-4 (ACF)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais, fortemente recomendamos o excelente artigo de David Cloud,  O QUE DIZER SOBRE PETER RUCKMAN, disponível em https://igrejabatistafielbataguassu.blogspot.com/p/o-que-dizer-sobre-peter-ruckman-por.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Março, 2025. Revisão 00.

 


Nenhum comentário:

Bem vindos!