Avanço da Apostasia, Crentes Sem Discernimento

 

O AVANÇO DA APOSTASIA

EM TEMPOS DE CRISTIANISMO

SEM DISCERNIMENTO

 


O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. - Oséias 4:6

 

Vivemos em tempos de frouxidão moral excessiva, no mundo e dentro das igrejas cristãs.

 

Infelizmente nos dias de hoje, grande parte da maioria dos que se identificam como crentes na Bíblia sofrem de insidiosa e crônica falta de discernimento espiritual em razão de omissão voluntária e teimosa, quando não de vergonhoso pedantismo ocasionado pela era tecnológica.

 

Multidões de cristãos médios nas igrejas, incluindo os que são apenas nominais e que se recusam a serem membros em alguma igreja local que crê na Bíblia, não são capazes de discernir, por exemplo, o perigo herético das seitas pseudocristãs que são um atrapalho ao verdadeiro evangelho salvífico e bíblico (como por exemplo os adventistas do sétimo dia) e muito menos identificar o veneno doutrinário contido no movimento neo evangelicalista.

 

O texto abaixo é um trecho que foi extraído do livro New Evangelicalism: Its History, Characteristics, and Fruit (Novo Evangelicalismo: Sua História, Características e Frutos), publicado no boletim do The Way of Life Literature em  20 de outubro de 2023:

 

Os membros das igrejas locais são confrontados com a (nova) filosofia evangélica por todos os lados, inclusive por meio de personalidades de rádio e tv, livrarias, blogs na Internet e mídias sociais distribuídas nacional e mundialmente.

 

Ignorar a natureza insidiosa e generalizada do evangelicalismo é não estar preparado para identificá-lo e resistir-lhe, mas um grande número de cristãos que afirmam que creem na Bíblia sabem pouco ou nada sobre ele.

 

Oséias 4:6 adverte:

 

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; …

 

Um grande número de igrejas anteriormente “fundamentalistas” se renderam à filosofia evangélica nos últimos 20 anos.

 

·         O evangelicalismo é caracterizado por:

 

o   repúdio à separação;

 

o   amor ao positivismo (não denunciar o pecado e o erro);

 

o   repúdio aos aspectos mais negativos do cristianismo bíblico (guerrear pela verdade, disciplina, santificação, repreensão doutrinária e etc ...);

 

o   uma filosofia de ‘não julgar’;

 

o   uma aversão à controvérsia doutrinária;

 

o   se exaltar o ‘amor’ (conivência) e unidade (pragmatismo) acima da doutrina;

 

o   um desejo de respeitabilidade intelectual (liberalismo secular);

 

o   orgulho da aparência de erudição do criticismo textual;

 

o   uma atitude de antifundamentalismo (alegorismo);

 

o   divisão da verdade bíblica em categorias de ‘essencial’ e ‘não essencial’;

 

o   um clima geral de ‘suavidade’ e ‘tolerância’;

 

o   desejo de um cristianismo menos rigoroso;

 

o   cansaço com as lutas teológicas.

  

A apostasia do neo evangelicalismo é vista claramente no seu questionamento da infalibilidade bíblica, no seu ecumenicalismo, na sua aceitação do mundo e suas práticas e na sua tolerância para com os hereges.

 

 

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. – João 4:1

 

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.  Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.  – I Coríntios 2:14-16

 

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.  - Apocalipse 2:5

 

 

Fonte: (Notas do Friday Church News, 20 de outubro de 2023, www.wayoflife.org, fbns@wayoflife.org, 866-295-4143

Traduzido e adaptado em 21 de outubro de 2023. Revisão 00. Todas as versões bíblicas são da Almeida Corrigida e Fiel ao Texto Original da SBTB.

Nenhum comentário:

Bem vindos!