Evangelismo Infantil Cuidadoso, por David Cloud

 

 Evangelismo Infantil Cuidadoso

David Cloud

23 de junho de 2022

 


O material a seguir foi ampliado do curso de discipulado de jovens intitulado O telefone celular, o lar e a igreja”, disponível em versão impressa, bem como um e-book gratuito em www.wayoflife.org . Este estudo sobre evangelismo infantil é do capítulo dois: Os Pais, ponto 5, “O treinamento de adolescentes se concentra em uma experiência de conversão bíblica”.

____________________________ 


A menos que os jovens sejam salvos, eles não devem ser discipulados.

 

Este é um fato assustador à luz da superficialidade do evangelismo em tantas igrejas. A igreja em que cresci provavelmente não tinha nem um jovem salvo, embora todos nós soubéssemos as coisas certas a dizer. Nós “pronunciávamos as palavras”, mas não “vivíamos a Palavra”, e a razão foi que proferimos uma oração do pecador e fizemos uma “profissão de fé” e entramos nas águas do batismo, mas não conhecíamos o SENHOR pela experiência da conversão que muda a vida.

 

Sugestões ao se lidar com crianças sobre a Salvação

 

1.    Encha suas mentes com a Palavra de Deus (2 Tm 3:15; Hb 4:12; Sl 19:7; 119:130).

 

Sobre uma de suas filhas, o pastor Kerry Allen diz: “Comecei um programa de memorização das Escrituras de salvação com ela e a recompensei por seus esforços. Em menos de um mês, com o número dessas mesmas Escrituras trabalhando em seu coração, ela caiu em profunda convicção de pecado. ... Não espere até que eles sejam adolescentes, você os terá perdido até lá! ... comece a memorizar com eles assim que eles forem capazes de falar, certamente não depois de três ou quatro anos. ... comece a ler os versículos para seu filho assim que ele nascer. Eles ouvirão cada versículo dezenas de vezes antes mesmo de você começar a memorizar, e essa é uma ótima maneira de começar o processo desde os primeiros dias. Semeie a Semente da Palavra de Deus fiel e consistentemente todos os dias, e coisas maravilhosas acontecerão!” (Allen, Como Posso a Não Ser Que Alguém Me Ensine?).

 

O pastor Allen publicou 150 versículos de salvação que podem ser usados em um programa de memorização das Escrituras para crianças e os postou na web para download gratuito. Que pode ser adquirido impresso na Bethel Baptist Printing, 4212 Campbell St. N., London, Ont. N6P 1A6, 519-652-2619.

 

2.   Ensine-lhes o evangelho.

 

O evangelho é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16) O evangelho é descrito em poucas palavras em 1 Coríntios 15:1-4. Deve ser explicado (Atos 8:30-31). Muitas pessoas crescem em lares e igrejas que crêem na Bíblia e não conseguem dar uma definição clara do evangelho.


O missionário Jeremy Johnson diz sobre seus filhos de um a oito anos: “Conversamos com eles sobre salvação quando surgem diferentes tópicos. Na mesa de jantar, na conversa casual, etc. Não os pressionamos, mas quando surge a conversa, falamos sobre isso: para onde vai uma pessoa quando morre, por que as pessoas não vão para o céu, o que é pecado, o que Jesus fez por nós, todos vão para o céu, posso ser salvo fazendo uma oração, etc. Quando eles têm ideias ou crenças falsas sobre salvação ou para onde eles iriam, nós não negligenciamos ou ignoramos isso, falamos contra essas ideias e as corrigimos. Nós continuamente tentamos trazê-los a uma compreensão da verdade, mas não os forçamos a tomar uma decisão.”

 

O ensino prático sobre o evangelho pode ser encontrado nas primeiras lições do Curso de Discipulado de Um Ano.

 

3.   Lide com o arrependimento (Lc. 17:3; Atos 17:30; 20:21).

 

Embora eu tenha feito uma profissão de fé aos 10-11 anos, o elemento que faltava em minha vida era o arrependimento para com Deus, e é isso que está faltando na vida e no coração de muitos jovens. Eu “cria em Jesus”, mas os demônios também creêm (Tg 2:19). Na verdade, os demônios estremecem, o que é muito mais do que o jovem “cristão” médio faz! Eu conhecia Jesus e acreditava n’Ele, mas não me rendi à autoridade de Deus. Essa é a essência do arrependimento. O pecador se rebelou contra Deus e quebrou Sua lei, e ele deve se arrepender disso. O arrependimento não é uma mudança de vida; é uma redinção ao “IDE” e uma mudança de direção no coração .

 


Arrependimento não é uma coisa complicada. Primeiro, significa que é um dom de Deus mas também significa simplesmente vir a Jesus, com uma mudança de mente (metanóia). Quando você se volta para Jesus você viras as costas para a velha vida. É como um homem e um casamento. Ele recebe uma mulher como esposa e dá às costas para todas as outras mulheres. Jesus ensinou que é impossível ter dois SENHORes (Mt 6:24).

 

Dois grandes exemplos bíblicos de arrependimento são o Filho Pródigo (Lc. 15:17-19) e os idólatras em Tessalônica (1 Ts. 1:9).

 

Tratamos de como ensinar o arrependimento no curso evangelístico Semeando e Colhendo, que está disponível em Way of Life Literature.

 

4.   Não os pressione.

 

O pai/professor deve ter cuidado para não pressionar as crianças. As crianças são tão facilmente manipuláveis quee a pressão pode acontecer mesmo quando o adulto pensa que a está evitando. Um avô me contou como ele mantém um registro das profissões de fé de seus netos em Cristo em um caderno, e ele mostra para os outros netos e pergunta: “Quando poderei adicionar seu nome ao meu livro?” Isso pode ser uma grande pressão na mente de uma criança, porque ela quer agradar o avô e quer ir para o céu.

 

Convites feitos nas Escolas Dominicais e reuniões de jovens podem exercer uma pressão indevida sobre as crianças. Aceitei o apelo a um convite em uma Escola Bíblica de Férias porque outras crianças estavam respondendo. Convites imprudentes e manipuladores causam e causaram um mundo de danos e confusão. No mínimo, as crianças devem ser convidadas a ficar na parte de trás da igreja (escritório, sala especial separada ou mesmo nos últimos bancos da igreja) para mostrar que estão falando sério. Um missionário diz: “Ao lidar com crianças em um convite, muitas vezes pedimos que fiquem na parte de trás da igreja se quiserem falar com alguém. As crianças levantarão facilmente a mão por muitas razões. Mas uma criança que está disposta a ficar em um local separado ou fazer algum tipo de esforço para falar com alguém é muito mais séria.”

 

É melhor que os pais e professores deixem este importante assunto nas mãos capazes do SENHOR ao orarem fervorosamente para que Ele realize a obra de salvação no coração das crianças. O SENHOR pode e se revelará a cada criança como fez com Samuel (1 Sam. 3).

 

5.   Discipline-os.

 

“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” (Prov. 23:13-14).

 

A Palavra de Deus liga a disciplina apropriada de uma criança diretamente com a salvação de sua alma. Uma razão para isso é que a disciplina adequada ensina à criança um temor e respeito adequados à autoridade, o que, por sua vez, leva ao temor de Deus. O pastor Allen pergunta: “Se as crianças não respeitam a autoridade dos pais, que atuam como líderese oficiais ordenados por Deus em casa, como eles vão respeitar o Deus que os pais representam?” Também a disciplina  adequada ensina a criança sobre a lei, o pecado e o castigo, que são princípios fundamentais do evangelho. Além disso, o amor e a misericórdia dos pais por meio da disciplina instruem a criança sobre o  amor de Deus pelos pecadores.

 

Sob essa luz, podemos ver mais claramente por que a Bíblia diz que o pai que “poupa a vara” e deixa o filho escapar com desobediência e rebelião odeia seu próprio filho ou filha (Pv 13:24).

 

6.   Ore, ore, ore (Tg 5:16).

 

Nada é mais importante no evangelismo de nossos filhos e netos do que a oração eficaz. Minha avó materna era uma guerreira de oração, e suas orações foram, sem dúvida, um instrumento para minha conversão. Ela me ensinou os três “segredos” da oração respondida:

Persistência (Lc 18:1).

Jejum (Mateus 17:21). um estudo sobre jejum no Curso de Discipulado de Um Ano.

Parceiros de oração. Paulo ensinou a importância disso por seus freqüentes e sinceros pedidos de oração (Rm 15:30; Ef. 6:19; Col. 4:3; 1 Ts. 5:25; 2 Ts. 3:1). Seu primeiro parceiro de oração deve ser seu marido ou esposa; orem juntos por cada um de seus filhos desde antes de eles nascerem; não guarde os problemas para si mesmo; isso muitas vezes é um ato de orgulho, porque não queremos que os outros saibam de nossas imperfeições; peça a amigos cristãos que orem por você; seja fiel à reunião de oração e peça à igreja que ore por sua situação.

 

7.    Procure a obra convincente e atraente do Espírito Santo (Jo 12:32; 16:7-11).

 

A salvação é um dom e uma obra sobrenatural de Deus. Não salvação sem uma obra convincente, esclarecedora e soberana de Deus. O pecador deve responder ao chamado do Espírito, mas não há salvação fora da chamada eficaz. O trabalho do evangelista é procurar a obra do Espírito e ajudar o pecador a entendê-la e a responder adequadamente a ela.

 

Se a criança mostra um persistente desejo de ser salvo (não um mero interesse passageiro), explique como ela pode ser salva e deixe-a invocar o SENHOR à sua maneira. O missionário Jeremy Johnson descreve como lidou com seu filho mais velho: “Nosso filho mais velho tinha muitas dúvidas sobre a salvação logo após completar cinco anos. Quando voltamos para os Estados Unidos em licença, ele alegou tomar uma decisão pela salvação depois de um culto na igreja, mas não houve mudança real em sua vida. Ele rapidamente mudou de ideia sobre ter tomado essa decisão e realmente verbalizou sua recusa em ser salvo porque não queria ser batizado. (Ele não estava confundindo isso como parte da salvação, mas ele sabia que, se ele fosse salvo, o próximo passo para obedecer a Cristo é identificar-se no batismo. Como sabia que obedecer a um levaria ao outro, recusava-se e verbalizava isso em conversas passageiras.) Quase um ano depois, pouco depois de completar seis anos, ele levantou a mão durante um convite certo domingo de manhã. Eu não o chamei, planejando falar com ele mais tarde. Ele veio até mim depois do culto e queria conversar, e eu disse que falaríamos em casa. Foi um domingo movimentado com uma refeição e tempo de comunhão após o culto, uma tarde movimentada, um culto noturno, e então tive que dar carona às pessoas para casa. Quando cheguei em casa tarde naquela noite, minha esposa disse que nosso filho mais velho queria falar comigo. Fui ao quarto dele, e ele estava esperando para falar comigo sobre salvação. Ele estava ansioso por querer ser salvo, sua rebelião contra o batismo havia acabado e ele queria que isso fosse resolvido. Eu disse a ele que se ele entendesse e quisesse ser salvo, a salvação era entre ele e Deus e não comigo e ele precisava falar com Deus. Sem hesitar, no meio da nossa conversa, ele abaixou a cabeça e começou a orar, pedindo a Deus para perdoá-lo, salvá-lo e ajudá-lo a fazer o que era certo. Depois que ele orou, conversamos um pouco mais. Na verdade, tentei abalar sua crença com algumas perguntas. Você está salvo agora? Por que você está salvo? E se eu não achar que você está? O objetivo era ver se ele entendia que a salvação não era uma decisão de palavras (oração), mas uma decisão de coração”.

 

O pastor Kerry Allen diz sobre sua quarta filha depois que ela memorizou versículos sobre salvação: “Ela se aproximou de mim em lágrimas e, após mais perguntas, afirmou que tinha medo de morrer sem Cristo e ir para o inferno. Ela então prontamente confiou no SENHOR Jesus Cristo como seu Salvador, e mostra uma boa evidência disso agora” (Allen, Como Posso a Não Ser Que Alguém Me Ensine?) . Note que ela se aproximou dele. Ela mostrou provas de convicção.

 

8.        Se   uma   criança   professa   a      salvadora   em   Cristo, encoraje-a a buscar o SENHOR e Sua vontade (2 Tm 2:19).

 

Receber a Cristo como SENHOR e Salvador não é o fim da salvação, é o começo! (Não queremos dizer que a salvação é um processo; estamos simplesmente dizendo que a salvação é uma vida, não um mero ritual.) A salvação é uma vida de ‘andar com’ e ‘servir a’ Jesus Cristo. Se uma criança é salva, é hora dela crescer em amadurecimento e buscar a vontade de Deus.

 

9.        Procure    evidências    bíblicas   de   salvação   na   vida   da criança.

 

Observaríamos que as lágrimas não são necessariamente uma evidência de salvação. Lágrimas podem ser uma coisa boa, se as lágrimas são evidência de tristeza segundo Deus e são derramadas sobre o pecado de alguém contra Deus, mas as lágrimas sozinhas, particularmente em uma jovem de coração terno, não são necessariamente evidência de arrependimento e regeneração. As mulheres choram nos casamentos e os prisioneiros choram quando pensam nos problemas que causaram a si mesmos, mas isso em si não é evidência de salvação.

 

A evidência bíblica da salvação inclui o seguinte:

 

a. Uma experiência de conversão que muda a vida (João 3:3; Mat. 18:3; 2 Cor. 5:17).

 

b. Conhecimento pessoal do SENHOR; a essência da salvação é uma caminhada pessoal com Deus em Cristo (Jo. 17:3; Mat. 11:28-30; Gal. 4:6).

 

A salvação não é uma reforma ou uma nova religião. É conhecer o SENHOR pessoalmente, andar e falar com Ele como SENHOR e Salvador, Pai e Amigo. É clamar: “Abba, Pai”.

 

Quando as pessoas expressam dúvidas sobre sua salvação, pergunto-lhes se conhecem o SENHOR e quando e como o conheceram.

 

Muitos jovens da igreja são como Samuel, que conheciam o SENHOR, mas não conheciam o SENHOR de maneira pessoal (1 Sam. 3:7).

 

Jesus advertiu sobre aqueles que O professam como SENHOR, mas Ele lhes diz: “Nunca vos conheci (Mt 7:21-23). Ele advertiu sobre as virgens tolas a quem o noivo diz: “Em verdade vos digo que vos não conheço.” (Mateus 25:12).

 

c. Amor e obediência à Palavra de Deus (João 8:47).

 

A atitude de uma pessoa para com a Bíblia é uma das evidências mais claras de sua condição espiritual. Jesus disse que Suas ovelhas ouvem Sua voz e O seguem (João 10:26-30).

 

Depois que professei fé em Cristo aos 10-11 anos, não tive mais interesse pela Bíblia do que antes. Eu nunca li. Eu não tinha interesse em pregar e ensinar. Eu estava na igreja porque meus pais me levaram, não porque eu tinha interesse em coisas espirituais. Essa não é a condição de uma pessoa salva.

 

d. Amor à justiça (1 João 2:3-4).

 

Considere o testemunho de David Sorenson, filho de um pastor. Ele  fez uma profissão de fé aos cinco anos de idade em uma reunião evangelística. Ele foi treinado para dizer aos outros que ele foi  salvo, e ele fez isso por 15 anos. Mas ele diz: “Eu não tinha interesse  nas coisas de Deus. Eu só ia à igreja porque meu pai era o pastor, e eu tinha que ir. Eu não poderia me importar menos com a Bíblia.” Aos 20 anos foi salvo no Colégio Bíblico e sua vida mudou radicalmente porque começou a amar as coisas que costumava odiar e a odiar as coisas que costumava amar. Uma coisa que sempre mudará é a atitude do indivíduo em relação à autoridade. Se uma criança for salva, ela mudará sua atitude em relação à autoridade de seus pais, professores e líderes da igreja.

 

e. Castigo divino (Hb 12:6-8)

 

Um filho de Deus pode pecar e peca, mas há um Disciplinador amoroso e residente que o castiga. Existe até pecado para a morte (1Jo 5:16-17).

 

A pessoa salva terá uma sensibilidade ao pecado e uma convicção sobre o pecado. Eu penso em uma criança que foi salva e depois ficou preocupada com os pecados que ela havia cometido e “escapado”. Antes da salvação, se seus pais não estivessem  assistindo, ela faria coisas pelas costas deles. Por exemplo, ela pegou as meias do pai e as enfiou em um buraco no corredor dos fundos. O desaparecimento das meias era um mistério não  resolvido em casa, mas depois que ela foi salva, ela veio chorando para sua mãe e confessou esse pecado, embora ninguém nunca a tivesse pego. Isso é uma evidência de que algo real estava acontecendo em sua vida. Ela deixou de ser “sorrateira”. Ela começou a ser confiável para obedecer, mesmo que ninguém estivesse olhando. Essas são evidências simples, mas profundas, de uma vida espiritualmente convertida em uma criança.

 

Ao procurar evidências, não estamos procurando a perfeição sem pecado. Devemos ter cuidado para não pensarmos que o indivíduo salvo de repente se tornará perfeito. Ao “testar” os outros, o filho de Deus não deve esquecer o quão imperfeito ele é! Estamos simplesmente à procura de um coração regenerado e uma mudança de direção na vida.

 

Crianças serão crianças, mas sempre haverá uma mudança de pensamento e atitude se um indivíduo for salvo, seja ele jovem ou velho. Devemos crer na Bíblia quando ela diz que profissão não é possessão (Tito 1:16).

 

Tantas crianças em lares e igrejas cristãs fazem uma profissão de fé  em Cristo, mas não mostram uma mudança em suas vidas e, eventualmente, partem para o mundo. Em muitos casos, os pais e os líderes da igreja ainda dizem que estão salvos.

 

Jerry foi meu melhor amigo enquanto crescia. Estudamos juntos, nos formamos juntos, fomos para o Vietnã no Exército mais ou menos na mesma época e voltamos para a América e nos tornamos “hippies” usuários de drogas juntos. Eu vim a Cristo aos 23 anos, mas Jerry nunca veio. Ele zombou da minha em Cristo e se recusou a me ouvir quando tentei falar com ele pela Bíblia. Eventualmente, ele se envolveu na espiritualidade da “América Nativa”, que é o demonismo. Ele morreu há alguns anos, por volta dos 61 anos, e eu visitei sua mãe. Sua mãe e seu pai eram fiéis frequentadores da igreja, e a mãe dele havia sido professora da Escola Batista Dominical. Ela me disse que tinha esperança na salvação de Jerry porque ele foi à igreja quando era menino, mas não havia nenhuma evidência de que ele foi salvo.

 


10.     Deixe Deus confirmas aos seus filhos que eles são salvos (Rm 8:15-16; Gl 4:6).

 

Não diga a eles que eles estão salvos. Não dê a eles uma “certidão de nascimento espiritual” como alguns pais e igrejas fazem.

 

Não os lembre de quando eles professavam a Cristo quando eram pequenos. Um avô me contou como ele anota a data das profissões de fé de seus netos e os lembra disso todos os anos. Ele diz: “Todo ano, eu  telefono para eles na data da salvação para perguntar se eles sabem que data importante é essa, e então pergunto sobre seu progresso em sua caminhada com o SENHOR desde o ano passado”. É maravilhoso para um pai/avô perguntar sobre a caminhada de uma criança com o SENHOR e encorajá-la em sua vida espiritual, mas é perigoso para um pai ou avô dizer a uma criança que ela é salva ou “lembrar” que ela é salva. Essa é a obra do SENHOR. O missionário Jeremy Johnson diz: “Não afirmo ter certeza de que um dos meus filhos mais velhos foi salvo. Eu acredito que as Escrituras ensinam claramente que as crianças podem ser salvas e que Deus quer que elas sejam salvas. Vimos mudanças em suas vidas, um desejo e preocupação para que outros sejam salvos e um quebrantamento por causa do pecado. Nós nunca lhes dizemos que estão salvos. Ao perguntar-lhes sobre a salvação, não  apontamos para um tempo ou lugar. Procuramos pelo que eles lembram. Ambos, embora não consigam lembrar o dia exato (mês/dia/ano), irão  imediatamente para as circunstâncias e eventos que aconteceram naquele dia, lembrando-nos de quando e onde fizeram essa escolha. Nós não passamos por isso muitas vezes tentando fazer com que eles memorizem. As crianças não são salvas por causa da memória de seus pais ou da liderança de seus pais; eles são salvos quando fazem uma escolha em seus corações, e se o fizerem, eles se lembrarão disso por conta própria. Se eles vierem a mim com dúvidas, tentarei ajudá-los em espírito de oração a examinar o porquê, mas não lhes direi que sei que estão salvos. Só Deus conhece seus corações.”

 

11.        Se a criança mais tarde expressar dúvidas sobre a salvação, encoraje-a a resolver isso.

 

Muitos jovens que crescem em lares cristãos fazem duas profissões de em Cristo, uma quando são jovens e outra quando atingem a maturidade.

 

12.   Forneça um ponto de verificação.

 

Temos um programa de membros da igreja júnior pelo qual as crianças têm um ponto de verificação aos 18 anos. Recebemos crianças menores de 18 anos que mostram evidências claras de salvação e são membros júniores da igreja. Elas podem tomar a Ceia do SENHOR e participar de alguns ministérios de acordo com a idade, mas não podem participar dos negócios da igreja. Aos 18 anos, a membresia da igreja júnior expira, e eles devem, por vontade própria, buscar a membresia plena. Nesse momento eles são reexaminados para a salvação. É um ponto de verificação para reavaliar sua salvação em um  ponto em que já são adultos e não mais crianças. Se tiverem dúvidas, podem expressá-las e resolvê-las antes de se tornarem membros plenos da igreja. Este programa destina-se a ajudar os jovens a não continuarem a viver com base em uma decisão falsa e a proteger a igreja de ficar cheia de membros não salvos.

 

Fonte: https://www.wayoflife.org/reports/careful-child-evangelism.php

Tradução: J. P. M. de Almeida

Revisão:  M. A. L. Maciel

Abril. 2023.

 

 

Nenhum comentário:

Bem vindos!