MEMBROS DE IGREJAS QUE SÃO BEBÊS ESPIRITUAIS, por David Cloud

  

 

MEMBROS DE IGREJAS QUE SÃO BEBÊS ESPIRITUAIS

 


- Por que alguns crentes, que foram realmente salvos pelo sangue de Cristo e que são membros de igrejas locais, permanecem imaturos, raquíticos, fracos, sem discernimento, acomodados e inativos no serviço ao SENHOR? -

 

Por David Cloud, Way of Life Literature, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061
866-295-4143, 
fbns@wayoflife.org.15, Agosto, 2019.

Texto traduzido e adaptado.

 

O que se segue é do breve comentário da Epístola aos Hebreus, o mais novo título da série de comentários publicados pelo “The Way Of Life” Literaturas.

 

“Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (Hebreus 5: 11-14, ACF).

 

Esta passagem não é apenas uma acusação aos cristãos individuais que não amadurecem e que não se tornam alunos hábeis e perspicazes da Palavra de Deus, é uma acusação às igrejas locais que não produzem tais cristãos e que aceitam a imaturidade como status quo[1].


Existem milhares de “igrejas bíblicas verdadeiramente de crentes salvos, resgatados” que não ensinam os membros a serem habilidosos estudantes da Bíblia, não esperam que elas se tornem hábeis, e não os repreende por não serem hábeis.


Nessas igrejas, a pregação e o ensino são fracos e não produzem estudantes habilidosos da Bíblia. As pessoas podem se sentar sob a pregação ano após ano sem aprender como estudar a Bíblia por si mesmas e sem desenvolver uma fome para fazê-lo.


O escritor de Hebreus não aceitou essa condição como o ‘status quo’. Ele repreendeu severamente aqueles que eram imaturos. Ele os avisou que, se eles não são hábeis na palavra da justiça, eles são meros bebês, não importa quantos anos eles tenham no Senhor.


Este é o exemplo que todo pregador deve seguir. As pessoas devem ser despertadas para a sua verdadeira condição espiritual e não podem permanecer como bebês.

 

Considere algumas das lições desta importante passagem:

 

1. A surdez da audição espiritualquando os crentes não conseguem ouvir a Palavra de DEUS - é causada por não se crescer espiritualmente (Hb 5:11). O ensino espiritual pode ser entendido corretamente apenas por pessoas espirituais. O homem natural, ou não salvo, não pode entendê-lo (1 Cor. 2: 13-14). O crente carnal só pode entendê-lo de maneira imperfeita (1 Co. 3: 1-2).

 

2. Todo crente deve ser um professor (Hb 5:12).

 

a.   Esta é a vontade expressa de Deus. Isso não significa, é claro, que todo crente deve ser um pregador ou um líder da igreja; significa que todo crente tem uma esfera de ensino na qual ele deve estar envolvido. Todo crente deve conhecer bem a Palavra de Deus para cumprir esse chamado. Quando ouvimos pregações e ensinos, devemos entender que não sabemos o que estamos ouvindo até que possamos ensiná-lo a outra pessoa, pelo menos em um nível básico.

 

b.   Todo crente deve ter um ministério de exortação e admoestação (Hb 3:13). Isso envolve encorajar e desafiar os irmãos companheiros, levantando o abatido e alertando os que erram. Veja Rom. 15:14; Col. 3:16; 1 Tess. 5:11.

 

c.    Todo crente deve ter um ministério de compartilhar o evangelho com os outros (Mr 16:15). O crente deve trabalhar para ser capaz de lidar com a Palavra de Deus tão bem que ele possa efetivamente ajudar as pessoas a entenderem o evangelho. As pessoas têm perguntas e argumentos que precisam ser respondidos.

 

d.   Todo crente deve ter um ministério que lute seriamente pela fé (Judas 3). Observe que a ordem de Judas de que o salvo deve lutar fervorosamente pela fé não é dirigida apenas aos pregadores, mas ao povo de Deus em geral. Todo crente deve conhecer bem as Escrituras para defender suas doutrinas cardeais, tais como a salvação somente pela graça, a divindade de Jesus Cristo, a personalidade do Espírito Santo, a ressurreição corporal, o julgamento eterno e coisas assim.

 

e.   Embora as mulheres sejam proibidas de ensinar homens (1 Tim. 2:12), elas têm os ministérios muito importantes de ensinar as mulheres (Tito 2: 3-4) e ensinar as crianças (compare com 2 Tim. 1: 5 e 3:15).

 

3. Se você não crescer espiritualmente, você irá regredir andará para trás (Hb 5:12). A vida cristã é como um barco no rio. Enquanto o crente estiver remando, ele está progredindo, mas assim que para de remar, ele começa a recuar com ao sabor do fluxo da correnteza. As pressões e tentações da vida cristã sempre tendem a nos empurrar para trás, a menos que os encaremos diretamente na graça de Deus e sigamos adiante.

 

4. A Bíblia é a própria expressão de Deus (Hb 5:12). A palavra “oráculos” é do grego ‘logion’, que significa “um enunciado” (Strong). É usado nas Escrituras do Antigo Testamento (At 7:38; Ro. 3: 2).

 

5. Todo crente deve crescer e tornar-se maduro (Hb 5: 13-14). O crente recém-convertido é um bebê e deve se alimentar do leite da Palavra de Deus, mas ele não deve se contentar em permanecer um bebê.

 

6. Uma característica principal de um bebê cristão é sua incapacidade de usar a palavra de Deus com habilidade (Hb 5:13) e sua falta de aguçado discernimento espiritual (Hb 5:14). Não importa quão fiel e ocupado ele esteja a serviço de Cristo, se um crente não pode lidar habilmente com a Palavra de Deus e não pode discernir a verdade do erro, ele é um bebê.

 

“Eu não me importo com o quão ativo você é na igreja. Você pode ser um oficial. Você pode estar em todas as comissões da igreja. ... eu não me importo com quem você é ou com o que você é; se você não está estudando a Palavra de Deus, e se você não sabe como lidar com isso, você é um bebezinho. É trágico ocupar um ofício na igreja local quando você é apenas um bebezinho. Você deve crescer. É trágico que existam pessoas que têm sido membros da igreja e que foram salvas há muitos anos, e ainda estão por aí dizendo: ‘Gu-gu Dá-dá’. Eles não têm nada para contribuir, apenas conversas fofinhas.”(por J. Vernon McGee).

 

7. Maturidade em Cristo requer algumas coisas. A maturidade espiritual requer tornar-se hábil nas Escrituras (Hb 5:13). Considere algumas chaves para o estudo efetivo da Bíblia:

 

a.   Requer leitura (De 17:19; Re 1:3). A Bíblia é, antes de tudo, um livro para ser lido. Deve ser lido sistematicamente, com um plano de leitura. A leitura pelo menos uma vez por ano facilita a compreensão da Bíblia como um todo.

 

b.   Requer estudo (2 Timóteo 2:15). Estudar a Bíblia requer aprender os princípios da interpretação da Bíblia. Requer o uso de boas ferramentas de estudo, particularmente uma boa concordância, o dicionário da Bíblia, materiais como o Tesouro do Conhecimento das Escrituras e comentários cuidadosamente selecionados. Essas coisas são explicadas no curso da Série Avançada de Estudos Bíblicos “Como Estudar a Bíblia”, disponível em Way of Life Literature[2].

 

c.    Requer meditação – não a meditação mística, tipo yoga ou hipnose, mas orar e buscar aplicar na prática o conhecimento perguntando-se ‘Como isso se aplica e é útil na minha vida pessoal, a fim de que eu possa ser mais obediente ao Senhor?’ (Sal 1: 2; Jos. 1: 8). (Veja o Memory Verse Journal, www.wayoflife.org.)

 

d.   Requer que o estudo da Palavra de Deus seja uma grande prioridade na vida diária (“busque primeiro”, Mat. 6:33). Tornar-se hábil na Palavra de Deus requer absolutamente que o estudante separe um tempo sério para esse empreendimento e faça disso a mais alta prioridade. Não há atalhos.

 

e.   Requer consistência e persistência (“se ​​perseverardes na minha palavra, então sereis meus discípulos verdadeiramente; e conhecereis a verdade, Jo. 8:31; continue neles”, 1Ts 4:16). O estudo efetivo da Bíblia requer que eu estabeleça um horário no meu horário diário durante o qual me encontro com Deus e aplico-me à Sua Palavra. É importante manter este compromisso divino e não errar, exceto quando absolutamente necessário. “Leia a Bíblia quando quiser e, quando não tiver vontade de lê-la, leia-a até que tenha lido de verdade!”.

 

f.     Requer diligência e trabalho (Pr. 2: 1-5). “A maioria das grandes verdades não está na superfície. Eles devem ser trazidos para a luz por trabalho paciente.” (Frank Thompson). Cave fundo, não permaneça na superfície, e construa sua casa na ROCHA! (cf. Mateus 7:24 a 27)

 

g.   Requer oração (Sl 119: 18; Pr 2: 3; Ef 1: 17-18). “A oração fará muito mais do que uma educação em seminário para tornar a Bíblia um livro aberto e glorioso” (R.A. Torrey).

 

h.   Requer obediência (Sl 119: 133; Lu 11:28; Jo 7:17; Hb 5:14; Tg 1: 22-27; 1 Pe 2: 1-2). Para poder progredir bem em meu conhecimento da Palavra de Deus, devo aplicar lições à minha vida diária.

 

i.     Requer bons mestres e a ajuda de uma boa igreja (1Tm 3:15; Ef 4: 11-12; Hb 13: 7; Re 2: 3). Toda igreja local deve ser um instituto bíblico sério produzindo estudantes bíblicos habilidosos. O objetivo deve ser que cada membro se torne o aluno habilidoso descrito em Hebreus 5:14. A igreja local não deve apontar para nada menos. A pregação e o ensino devem ser do calibre que produz tais pessoas. Se os membros de uma igreja podem sentar-se sob um ministério de pregação ano após ano e não serem desafiados a serem estudantes sérios da Bíblia e não serem ensinados a ser estudantes sérios da Bíblia e não serem repreendidos severamente se não forem estudantes sérios da Bíblia, tal igreja certamente não é uma igreja Neo Testamentária.

 

8. A maturidade espiritual requer discernir entre o bem e o mal (Hb 5:14).

 

a.   A habilidade na Palavra de Deus deve produzir um profundo discernimento espiritual. O estudo das Escrituras não é um mero exercício intelectual. O objetivo é que a vida diária do estudante seja transformada pela renovação da mente (Romanos 12: 2). Em 1 Coríntios 2, aprendemos que as Escrituras contêm as coisas profundas de Deus em palavras ensinadas pelo Espírito; contém a mente de Cristo (1 Co. 2: 10-13, 16). Assim, tornando-se habilidoso no uso da Escritura, o estudante está colocando a mente de Cristo. Ao preencher sua mente com a Palavra de Deus, ele deve rejeitar toda imaginação que seja contrária a ela (2 Co. 10: 4-5). Este é o processo de exercitar os sentidos espirituais.

 

b.   Os sentidos espirituais devem ser exercitados exatamente como os músculos físicos. É assim que um bebê cresce. Mesmo em seu estado recém-nascido, ele está se movendo e se exercitando.

 

c.    Os músculos espirituais são exercitados pelo discernimento entre o bem e o mal. O crente deve aprender a Palavra de Deus e usá-la para medir todas as coisas. Ele considera tudo em sua vida e tudo o que encontra para discernir se é certo ou errado, bom ou mau, verdadeiro ou falso, a vontade de Deus ou não a vontade de Deus, e ele rejeita tudo que não passa no padrão divino. Dessa maneira, ele desenvolve um senso aguçado de discernimento espiritual. Compare o Ps. 119: 128.

 

Conclusão

 

1. Ao contrário da filosofia contemporânea, há muito a julgar e a ser feito na vida cristã.

ver João 7:24; 1 Co. 5: 3; 14:29

 

2. O crente deve julgar todas as coisas, sejam atividades diárias, doutrina, filosofia, decisões, amizades, entretenimento, moda, música, tudo.

ver 1 Co. 2:15; 1Te 5:21

 

 

3. O crente tem um padrão absoluto de julgamento nas Escrituras.

ver 2 Tim. 3: 16-17

 

 

A infalível Palavra de Deus é proveitosa para “instrução na justiça”.

 

 

 

Tem você crescido, ou tem permanecido um bebê espiritual?

Tem você servido na igreja local com interesse, amor e dedicação?

Tem você sido útil na igreja e motivo de alegrias, ou apenas fonte de preocupação, desgosto e tristeza?

Você tem crescido e amadurecido no SENHOR?



Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. - 2 Pedro 3:18 (ACF)

 

 

Texto traduzido e adaptado, Pr Miguel Maciel, 2019.

Revisão 01, julho 2023.

Texto original em inglês disponível em Baby Church Members (wayoflife.org)

 

 



[1]Como estado normal e natural das coisas.

[2] Materiais em inglês, ainda não disponíveis e traduzidos no Brasil. Quem dera conseguíssemos exemplares e pudéssemos traduzir!

Nenhum comentário:

Bem vindos!