Vaidade das Conspirações, por Pr Miguel Maciel

 


Por Que Teorias Conspiratórias São Inúteis, Fúteis, Destrutivas e Vãs?

- Impedem o amadurecimento do crente, a evangelização de perdidos, não promovem a edificação da igreja antes a enfraquece e só produzem vício, impiedade e sofrimento. –




 

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. - Salmos 1:1





O texto abaixo não significa afirmar que devemos concordar ou que, como crentes salvos pelo sangue de Cristo, concordamos ou estamos alheios a tudo que acontece no mundo (Política, experimentos, alterações morais e comportamentais, filosofias humanistas, doutrinas sociais, etc), mas objetiva lembrar e amorosamente alertar que nossa missão na Terra é muito mais elevada, digna e sublime do que sermos “catadores de lixo de internet”.

 

Sabemos que o mundo “está no maligno” e que nós “somos de Deus” (I João 5:19). Portanto, violência, sodomia, pedofilia, enganos, conspirações políticas, experimentos sociais, adorações de ídolos e demônios, não surgiram no presente século, mas tem sido realidade desde o pecado de Adão.

 

Dessa forma, devemos compreender que as teorias conspiratórias são inúteis, fúteis, vãs e destrutivas pelas seguintes razões:

 

1. Causam vício e todo vício é pecado. Pessoas há que nada mais fazem senão buscar, vasculhar, divulgar e espalhar teorias das mais ingênuas, beirando o ridículo, às mais absurdas, muitas dessas se revelando, geralmente, num emaranhado de informações falsas, cheias de fantasias e mentiras. O crente, porém, permanece atento para aquilo que é verdadeiro.

 

 

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. – Tito 1:9

 

 

Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. – Filipenses 2:16

 

 

2. São fúteis, pois envolve ter fé incondicional nos homens que as espalham, formando uma espécie de culto universal e invisível, cujo pedantismo febril – comportamento que arde em orgulho por um conhecimento irreal e falso gerado pelo vício da internet – só produz iniquidade, dor e sofrimento. Há vários exemplos de pessoas, às vezes famílias inteiras, que chegaram ao cúmulo de se isolarem de tudo e de todos, vivendo muito tempo acreditando que o fim do mundo já havia acontecido.  

 

 

Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. – Salmos 36:9

 

 

É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes. – Salmos 118:8-9

 

3. São vãs, pois exaltam a carne e a vaidade pecaminosa. Pessoas assumem que espalhar as teorias são um tipo de “missão de vida”, ao invés de “pregarem o evangelho a toda criatura” para que se arrependam e creiam na Verdade (Mateus 28:19-20). Enquanto se consideram detentoras de “toda verdade” julgam todos os outros, principalmente os que não concordam com elas, como “cegos”, “descrentes”, “desinformados” e “alheios à realidade”. Até crentes, líderes e pastores, infelizmente, têm caído nesta armadilha, vivendo em mau testemunho e causando dor e sofrimento à igreja a qual são membros.

 

E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. – II Timóteo 2:23-26.

 

4. Não produzem paz, mas apenas amargor, desespero e angústia. As pessoas têm sede de detalhes sórdidos e mesquinhos da sujeira do mundo. As pessoas ficam presas à esta armadilha emocional, pois: se as teorias forem verdadeiras, elas não poderão fazer nada a respeito, por isso seguem empenhadas em tentar convencer outros acreditando infantilmente que poderão libertar o mundo; se as teorias forem falsas, estão apenas espalhando notícias mentirosas. Melhor é confiar em Deus e na Sua Palavra, mantendo a viva esperança da volta de Cristo. E nunca devemos esquecer que somente há nova vida em Cristo, não no convencimento das teorias conspiratórias!

 

Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência. – I Timóteo 6:20

 

5. Tem servido para confundir a mente, o coração e a alma das pessoas, levando-as a descrer da Palavra de Deus, abandonar a pregação do Evangelho salvífico e a assumirem posturas contrárias à Sã Doutrina: ódio por Israel e pelos judeus, humanismo, evolucionismo, amilenismo, pós-milenismo, preterismo (já estaríamos no milênio), teologia evolucionista, aniquilacionismo, terra planismo, teoria dia-era, teoria do intervalo, pragmatismo (fins justificam meios), mentir para conquistar, aversão pela igreja local e pela repreensão bíblica, rejeição a pastores, etc.

 

Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. – II Timóteo 2:16

 

6. Tomam excessivo tempo, que poderia ser usado para leitura e estudo da Palavra de Deus, distorcendo percepções e minando convicções espirituais, alimentando o crente com a carne, o mundo e o diabo. Homens comissionados por Deus em tempos difíceis, tais como, Enoque, Noé, Abraão, Ló, e mesmo o Senhor Jesus Cristo, o Apóstolo Paulo e os demais  Apóstolos, permaneceram fiéis à mensagem da salvação e do Reino.

 

Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. – Tito 1:14

 

Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. – Efésios 5:16

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. II Timóteo 2:15

 

7. Servem a Satanás, que procura condicionar o mundo à necessidade de um líder político que resolva todos os problemas da instabilidade social, seja local, seja mundial, abrindo o coração das pessoas para aguardarem o Anticristo.

 

Irmãos, sabemos que o espírito do Anticristo já está no mundo, mas nós aguardamos a Cristo (ver I João 4:3, Salmos 130:5, Lamentações 3:26, Isaías 8:17, Salmos 59:9, Tito 2:13, II Pedro 3:11-14).

Nossa esperança não está no Mundo, mas em DEUS. E o que nos deve encher o coração, a mente, a alma e o espírito são as Verdadeiras Palavras de DEUS, que produzem viva esperança.

Deixemos, pois, as palavras entenebrecidas dos homens perdidos que vivem em pecado e vícios de destruição. E prossigamos, pois, em pregar a Verdade do Evangelho, para que as pessoas sejam verdadeiramente libertas em Cristo.

 

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. - João 8:32  

 

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - João 14:6  

 

...Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. - Mateus 12:34b  

 

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; - Colossenses 3:2  

 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. - Filipenses 4:8  

 

 

 

 

Pr. Miguel Ângelo L. Maciel. Revisão 01. Março, 2023.




Nenhum comentário:

Bem vindos!