O Que o Câncer Não Pode Fazer, Parte 3

 

O Que o Câncer Não Pode Fazer

 

3. O câncer não pode roubar a alegria do seu coração.




Filipenses 4, versículo 4 nos ensina:

 

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”

 

A alegria não depende de circunstâncias externas. A alegria real não pode ser roubada pelo câncer que invadiu seu corpo. A verdadeira alegria íntima não depende do câncer. A Bíblia diz que você sempre pode se alegrar ou experimentar alegria no Senhor. Isso significa que a alegria vem de um relacionamento correto com Deus. A alegria vem de manter seus olhos no Senhor e se concentrar em Sua pessoa e maravilhosa presença permanente em sua vida. Sejamos realistas. Você não está se alegrando pelo fato de ter sido diagnosticado com câncer. Mas no meio do câncer você pode se alegrar no Senhor. Que diferença isso pode fazer em sua vida! Você pode ter alegria mesmo quando as lágrimas estiverem escorrendo pelo seu rosto. Isso ocorre porque a alegria vem de dentro. Você pode se alegrar no Senhor, na presença d’Ele e no cuidado pessoal que Ele tem com sua vida, mesmo quando não está se alegrando nas circunstâncias que cercam sua vida neste momento específico. Isso ocorre porque a alegria vem de sua caminhada próxima e relacionamento com o Senhor e não é algum tipo de demonstração externa falsa de emoção ou felicidade.

 

Tim Hansel afirmou:

 

“Felicidade é um sentimento passageiro. Alegria é uma atitude perene. Uma postura. Uma posição. Um lugar.”

 

É claro que esse lugar de alegria é encontrado somente em um relacionamento amoroso, pleno e satisfatório com Deus. Quando você aprende a se alegrar no Senhor, as circunstâncias que cercam sua vida, até mesmo o câncer, não podem destruir sua alegria íntima no Senhor.

 

Paulo diz em I Tessalonicenses 1, versículo 6:

 

“E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.”

 

Como os crentes de Tessalônica, você pode ter a alegria íntima de Deus mesmo em tempos de aflição e provação. Isso ocorre porque a alegria não depende de suas circunstâncias externas ou arredores. Não se baseia em sua condição física ou situação na vida. O câncer não pode roubar nossa alegria. Pedro nos lembra que podemos nos alegrar “com gozo inefável e glorioso;” (1 Pedro 1:8). Isso significa que as palavras não podem descrever a alegria íntima e o louvor que Deus pode nos dar em tempos de angústia e dificuldade.

 

Haydn, o grande músico, foi questionado certa vez porque sua música eclesiástica era tão alegre, e ele respondeu:

 

“Quando penso em Deus, meu coração fica tão cheio de alegria que as notas dançam e saltam, por assim dizer, da minha caneta, e já que Deus me deu um coração alegre, serei perdoado por servi-lo com um espírito alegre.”

 

Salmos 32, versículo 11:

 

“Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.”

 

Muitos anos atrás, cantei essas palavras em um grupo musical. As palavras são verdadeiras sobre a vida cristã de alegria íntima no Senhor.

 

“Sempre há música

Sempre há canto

Sempre há alegria

Em meu coração desde que Cristo me salvou!”

 

 

 

 

Tradução e adaptação março 2025. Revisão 00. Todas as versões bíblicas traduzidas da KJB1611 são da ACF, publicada pela SBTB.



Nenhum comentário:

Bem vindos!