O Que o Câncer Não Pode Fazer, Parte 7

 

O Que o Câncer Não Pode Fazer

 

7. O câncer não pode invadir seu coração.

 

II Coríntios 4:16:

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o espiritual, contudo, se renova de dia em dia.

 

 

O homem exterior é o nosso corpo e podemos ter a certeza de que cada um de nós tem um corpo que está se deteriorando. A segunda lei da termodinâmica é verdadeira quando se trata dos nossos corpos. Tudo se degrada com o tempo e se deteriora. Mas pode ter a certeza de que a segunda lei da termodinâmica não se aplica à sua vida espiritual ou ao seu coração e alma, que são o centro de controle da sua vida. O câncer não pode invadir a alma e destruir a sua vida espiritual de forma alguma. A sua alma não pode ter câncer.

 

Esta é uma garantia maravilhosa! O centro de controle espiritual da sua vida pode estar continuamente sintonizado com Deus. Você pode caminhar com Ele e experimentar força espiritual e crescimento na sua vida cristã da mesma maneira que sempre fez ao longo dos seus dias anteriores. O câncer não pode invadir a sua comunhão espiritual com Deus, a sua comunicação espiritual com o Senhor e a força espiritual e a alegria espiritual que vêm de caminhar com Deus. Pode ser verão na sua alma, não importa o que os ventos frios externos da dor e do câncer façam ao seu corpo. O que mais importa na vida é o que acontece dentro de nós, não o que acontece conosco!

 

A história a seguir é sobre um estudante do ensino médio com deficiência. Embora as muletas com as quais ele mancava o impedissem de ser fisicamente ativo, ele se destacava nos estudos e era muito querido pelos colegas. Eles viam as dificuldades que ele tinha para se locomover e, às vezes, sentiam pena dele, mas durante muito tempo ninguém perguntou por que ele tinha essa dificuldade. Um dia, porém, o seu melhor amigo finalmente perguntou. “Foi poliomielite”, respondeu o estudante. O amigo respondeu: “Com tantas dificuldades, como é que consegues não ficar amargo?” Batendo no peito com a mão, o jovem respondeu com um sorriso: “Oh, a poliomielite nunca tocou meu coração”.

 

Caro amigo, o câncer não pode tocar a sua alma ou o seu coração. Não pode invadir a vida interior, onde Deus lhe fornece uma renovação diária de força espiritual. O coração é o lugar onde Deus lhe proporciona um banquete contínuo de alegria, paz e comunhão com Ele durante os vales e as jornadas no deserto da sua vida:

 

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. - Salmos 23:4-5

 

E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? - Salmos 78:19

 

Deus deseja trabalhar no homem interior porque é aí que existe a verdadeira vida espiritual e onde devemos crescer:

 

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. - 2 Pedro 3:18

 

É aqui que o Espírito Santo transforma a vida do crente de glória em glória:

 

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. - 2 Coríntios 3:18

 

Efésios 3:16 diz:

 

Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

 

O que acontece dentro do seu coração é mais importante do que o que o câncer está fazendo dentro do seu corpo. Você notará que o texto em 2 Coríntios 4:16 diz que o homem “espiritual, contudo, se renova de dia em dia” por meio da presença interior do Senhor e da obra de sua graça fortalecedora e sustentadora. Embora fisicamente possamos nos tornar mais fracos, espiritualmente podemos experimentar a renovação e o crescimento interior de nossa alma. Davi disse: Ele “Refrigera a minha alma;” (Salmo 23:3)[1]. Que promessa maravilhosa e realidade sempre presente isso pode ser em nossas vidas hoje. Dia após dia, podemos experimentar essa renovação interior de nossa alma. Nossa vida espiritual interior pode continuar a florescer como uma rosa no deserto por causa da obra interior da graça do Senhor que ocorre em nosso coração.

 

“Dia após dia, a cada instante,

Encontro forças para enfrentar minhas provações aqui;

Confiando na sábia dádiva de meu Pai,

Não tenho motivo para preocupação ou medo,

Aquele cujo coração é bondoso além de toda medida

Dá a cada dia o que Ele considera melhor—

Com amor, sua parte de dor e prazer,

Misturando trabalho com paz e descanso.”

(Tradução do Hino original em inglês)

 

Letra adaptada para o Hinário Voz de Melodia, 317 – Dia a Dia:

 

Dia a dia Cristo está comigo

Me dá paz no meio do terror,

Pois confio em Seu poder eterno

Não me canso junto ao meu Senhor.

Sobrepassa todo entendimento

A perfeita paz do Salvador.

Seu amor por mim é infinito

Dá-me sempre o que é melhor.

 

Dia a dia Cristo me acompanha

e me chama à doce comunhão,

Todo meu cuidado Jesus leva,

Lhe entrego alma e coração.

Não se mede Seu amor Supremo.

Ele é o bendito Salvador.

Cristo supre o que necessito

Pois o Pão da Vida é o Senhor.

 

Ó, Senhor me ajuda neste dia

A viver de tal maneira aqui,

Que teu nome seja exaltado

Pois anelo honrar-Te só a Ti.

Lá na destra do Teu Pai sentado.

Me sustenta na tribulação.

As promessas dão-me o conforto

Dão-me paz, sim, ao meu coração.

 

 

 Assista ao vídeo deste lindo hino Batista clicando no links abaixo.

 

·         Original em inglês:




https://youtu.be/ysdde3BCq-k

 



·         Maravilhosamente tocado ao piano, porém apenas música e letras:




https://youtu.be/r_u_G4AAnqk

 

 

 

 

Tradução e adaptação fevereiro 2026. Revisão 00. Todas as versões bíblicas traduzidas da KJB1611 são da Almeida Corrigida e Fiel ao Texto Original, publicada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.




[1] NT.: na KJB1611 temos “He restoreth my soul:” – “Ele restaura minha alma”, - restoreth [שׁוּב - shuwb]: restaurar, recompensar, recarregar, refrescar em refrigério, pôr em cima novamente, deslizar para cima.



Nenhum comentário:

Bem vindos!